quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Crime Ambiental e a falta de Fiscalização Ambiental na cidade de Igaracy





Infelizmente é lamentável o péssimo tratamento dado às questões relacionadas à Preservação Ambiental, que os moradores da cidade de Igaracy – PB, tem visto ao longo desses anos. De fato, o município não existe nenhuma fiscalização e responsabilidade ambiental perante os vários órgãos públicos, principalmente da prefeitura que ficam aquém da situação presente.
Especificamente no dia 28 de dezembro de 2011 lamentavelmente presenciei umas das maiores queimadas da minha vida, o fogo foi de tal forma que comunidades círculos vizinhas não conseguiram dar de conta para apagar aquela situação, ficaram de fato por conta da “mãe natureza”. A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do município de Igaracy- PB. Vale salientar que, as queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.
Ficamos atento a nossa Constituição Federal de 1988 que destaca no seu Art. 225 que a Proteção Ambiental é um direito e dever de todos”.
Vamos abrir os nossos olhos, não deixamos que a nuvem preta das queimadas seguem os nossos olhos, hoje é a natureza que pede socorro, amanhã serão vossos filhos...
Por fim fica a instituição IBAMA como uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo, etc).
Fica o grande questionamento aonde esta essa Instituição, que não conduz conforme o regimento....


Um comentário:

  1. Esse texto é a mais pura realidade vivida pelo meio ambiente de Igaracy,à anos que isso acontece em nossa região,e não só aqui,mas também,na maior parte do sertão paraibano.Espero que cada pessoa faça seu papel e preserve a cada dia mais o nosso meio Ambiente,fazendo assim,estamos colaborando com a Mãe Natureza.

    ResponderExcluir