sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como é bom ouvir isto...


No mundo da internet, comunidades sociais, MSN, Blogger entre outros assuntos não relevantes para o conhecimento humano mostra, que de fato o nosso povo brasileiro é muito "Inteligente", de tal maneira, olhares se voltam para informações meramente fazia, O repórter Carlos Nascimento, fala com clareza sobre tal fato. Sei que de fato a real certeza, mostra no seu ápice o circulo da verdade, é tão contundente que os meros brasileiros pela sua falta de conhecimento alimenta certas "balelas" que se tornam meramente o que já é BESTEIRA BRASILEIRA ONLINE. Acorda Povo Brasileiro.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Inauguração da Escola da Informática - Igaracy - PB

A Escola de Informática da Empresa Real Concursos, Consultoria e Serviços LTDA. Está preste para acontecer a inauguração no município de Igaracy - PB. Segundo o Professor Ms. Ennio Alves (Diretor Administrativo) As aulas estarão iniciando dia 13 de fevereiro de 2012. As matrículas continuam abertas, faça já a sua e ganhe o material didático grátis... 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Jornal folha do vale, disse: Pobres excluídos da Justiça neste Vale; culpa de um Estado criminoso


Com dinheiro e bons advogados, os ricos usufruem plenamente seus direitos e tornam-se privilegiados em uma região onde a maioria do povo não tem caminhos de acesso à Justiça. Dependendo de defensores públicos, que são poucos, mal pagos e desestimulados, os pobres estão simplesmente excluídos do estado democrático de direito a que as autoridades judiciais, legislativas e executivas dizem viver este país. É mentira delas.

A partir do momento que a lei determinou que o direito de peticionar é exclusivo do advogado, ela simplesmente criou uma classe profissional fechada, cara, privilegiada e distante da realidade financeira da maioria dos que precisam da Justiça. É incompreensível que pedir ao judiciário seja uma prerrogativa unicamente dos que passaram por um curso superior de direito e foram aprovados no teste da OAB, mais uma invenção desnecessária e excludente em um país tão doente de injustiça, mas levada a efeito para fortalecer e valorizar financeiramente ainda mais os profissionais do direito, produto da elite, já que os pobres neste pais, com raras e gloriosas exceções, também não podem ter um filho em uma escola de advogado, cada vez mais concorrida ou cara, em função da precariedade do ensino público e da falta de condição financeira.

Com o direito de peticionar tão restrito, aumenta a legião de excluídos da Justiça, e é profundamente lamentável que o Estado negue assistência judiciária aos pobres, ou seja, infrinja a lei, e, portanto, cometa um crime, e ninguém se importe com isso. Neste Vale, a exemplo do que acontece no restante do país, as Defensorias Públicas estão sucateadas, mal instaladas, despreparadas e são insuficientes para a grande demanda.

Hoje há dezenas de presos nas cadeias desta região sem um advogado ou com advogado subscrito no processo, mas sem interesse pelo caso em função do cliente não ter meios financeiros; há inúmeras mães em busca de investigação de paternidade e pensão alimentícia à procura de um defensor que nem sempre está disposto ou não tem tempo para abraçar mais uma causa; há hoje tantas pessoas caluniadas, prejudicadas, injustiçadas, perseguidas e que, sem dinheiro, ficam também sem Justiça.

Os pobres que morrem nas filas dos hospitais, nas filas dos exames e cirurgias são os mesmos que definham à porta dos fóruns e tribunais sem defesa ou mal defendidos. Há tantos que se sentam no banco dos réus injustamente, e, reproduzindo aqui o tribunal da Santa Inquisição e o dos igualmente diabólicos regimes políticos totalitários, onde a defesa é simplesmente uma farsa para aparentar uma sentença legítima, os réus, réus pobres, são tragicamente condenados. Na questão penal, a coisa agrava-se ainda mais, gerando uma brutal inversão de valores: o pobre, mesmo sem culpa, mas sem advogado ou mal defendido, termina muitas vezes dentro de uma cadeia; o rico, mesmo com culpa, mas de mãos dadas com um bom e influente advogado, nunca pisará o chão de um presídio.

Se ter acesso a direitos pelas mãos da Justiça é privilégio de poucos, a própria funcionalidade do judiciário brasileiro também corrobora com a injustiça e com a ineficácia de suas próprias sentenças: a demora no julgamento, a face ditatorial, fechada e corrupta do corpo judicial contribue para ruir o alicerce do estado que se diz democrático de direito, mas tão somente para uns poucos. Imagem: Justiça de olhos fechados para os pobres.

Padre Djacy renuncia cargo de conselheiro do Orçamento Democrático na região do Vale do Piancó


O guerreiro e festejado padre Djacy Brasileiro, pároco da paróquia de Pedra Branca, comunicou na manhã desta sexta-feira (13), durante entrevista ao radiofônico 'Microfone Aberto' apresentado por Cláudio Nepó na Rádio Pedra Bonita FM, sua decisão de renunciar o cargo de conselheiro do Orçamento Democrático Estadual, da 7ª Região Geoadministrativa, no Vale do Piancó. "Estou renunciando o cargo de conselheiro [do OD] devido a compromissos que lotam minha agenda e, por isso, não tenho como participar das reuniões...", declarou padre Djacy.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Oportunidade de emprego em Igaracy - PB

A empresa Real Concursos, Consultoria e Serviços LTDA, seleciona candidatos para vaga de Secretária para a ESCOLA DE INFORMÁTICA DA CIDADE DE IGARACY - PB.
Segue abaixo os pré-requisitos necessários:

- Ensino médio completo
- Experiência na função
- Comunicativa

Mandar o currículo para o email: unicoennio@hotmail.com

mais informações falar com o Prof. Ms. Ennio Alves 83 9654-1960

Filha de Antônio de Manu - Se destaca mas uma vez com o texto: Sonho Meu

Toda noite, quando vou dormir, fico imaginando como seria bom ter você aqui comigo;
fico imaginando sua voz ao meu ouvido me dizendo palavras apaixonadas,
derrepente você surge, me acaricia, me embala no calor dos seus braços,
me faz sonhar e sonha junto comigo. Nesse mundo tão corrido, você pára o tempo apenas para apreciar meu sorriso,
tenho medo que você se vá e me deixe aqui sozinha apenas coma a lembrança que o nosso amor um dia existiu
e que jamais amare alguém como te amei, porém prefiro não pensar nisso, quero viver o agora ao seu lado e somente.
Já é hora de partir e quando vou desperdi-me com um beijo, já é dia, eu acordo apenas com a alegria
 de ter tido você pelo menos em um sonho meu. Ainda sinto sua presença perto de mim a me envolver e sei que um dia
meu sonho se tornará real. Você é o meu sonho.

Autora : Ellen Araújo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Deu no Blog de Ricardo Pereira: Padre Djacy fará greve de fome em frente ao Palácio do Planalto para que obras do São Francisco sejam retomadas

padre Djacy Brasileiro, administrador da paróquia de Pedra Branca, revelou em nota à imprensa, nesta terça-feira (10), que vai realizar uma nova greve de fome para tentar sensibilizar a presidente Dilma Rousseff (PT), a retomar as obras da transposição do Rio São Francisco, no trecho do Sertão do Estado, que estão paralisadas desde o ano passado. Djacir confidenciou que vai ficar em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília com uma cruz de lata, além de ficar sem comer.
Veja a nota na íntegra:
TRANSPOSIÇÃO JÁ
Milhões de nordestinos clamam pungentemente pela transposição, pois,a cada dia que passa,agrava-se a situação da seca. Quem tem sede, não pode esperar. Presidente Dilma, não esqueça que o maior bem para o nordeste, antes de qualquer coisa, é água.O povo quer água para beber,cozinhar,tomar banho.E com ela,tirar o sustento de sua família.E mais: com água, a população nordestina quer ver desenvolvimento econômico e social na sua região.
Presidente,fui uma vez, e estou disposto a ir outra vez. Só que desta vez,com dupla ação: fincar uma cruz de latas bem em frente ao Palácio do Planalto e privar-me de alimentação,visando chamar-lhe sua atenção para a nossa real necessidade:ter o direito de usufruir das águas do rio São Francisco.
Pelo o amor de Deus, que seu governo retome as obras da transposição o quanto antes. Isso é questão de vida ou morte. Surgiro ao povo nordestino, um dia dedicado à transposição . Que nesse dia especial, aconteçam mobilizações, discussões em torno desse projeto tão salutar para nossa região sofrida, esmagada, esquecida.
Transposição já!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aula Inaugural do Curso de Informática - Igaracy - PB


Prezados alunos:
Há Aula inaugural da Escola de Informática da cidade de Igaracy - PB estará dando início ao seu ano letivo no dia 13-02-2011 – Segunda-feira.
Pede-se que os alunos se apresentem, pontualmente, na Escola neste dia, nos seguintes horários:
Manhã: 9:00 as 11:00 h.
Tarde: 14:00 as 15:00 h.
Noite: 18:00  as 20:00h.
Desde de já agradecemos a todos que fazem parte deste projeto. Maiores informações (83) 9654-1960 Prof. Ms. Ennio Alves 

MENINA DE 11 ANOS FAZ EXAMES EM PATOS PARA COMPROVAR SE FOI ESTUPRADA POR CACHORRO VIRA-LATA


Uma menina de onze anos pode ter sido estuprada por um cachorro sem raça definida, de grande porte. O fato teria ocorrido na madrugada do domingo (8), na zona rural do município de Belém de Brejo do Cruz, no sertão paraibano, quando um casal levou os quatro netos para acampar e pescar.

De acordo com relato da família da vítima, a menina de 11 anos levantou durante a madrugada para urinar e quando se abaixou e tirou a calcinha foi atacada pelo cachorro, que a violentou, tirando sua virgindade.

A menina voltou para a rede onde dormia e, ao perceber que estava sangrando, pegou uma blusa e colocou entre as pernas.

A mãe da garota, que não estava no local, foi avisada sobre seu sangramento e levou a menina ao médico, ainda na cidade de Belém, acreditando que ela havia menstruado precocemente.

O médico que a atendeu no Hospital de Belém de Brejo do Cruz descartou que o problema fosse menstruação e mandou a menina ao Hospital Regional de Catolé do Rocha.
Lá, um outro médico fez o atendimento e confirmou que a criança tinha sido estuprada, encaminhando-a imediatamente para a Unidade de Medicina Legal de Patos.

Com a informação do estupro, a menina contou a história de que havia sido o cachorro.
O Cabo Damião Odélio disse que o fato só foi registrado na Polícia Militar porque um policial estava no hospital, ouviu sobre o estupro e orientou a família para fazer um Boletim de Ocorrência, onde a história foi oficialmente contada.

Na UML de Patos, a informação é de que os resultados dos exames feitos na menina só serão conhecidos em dez dias, podendo confirmar ou não a versão dada pela garota.

O que causou estranheza às pessoas que atenderam a criança é sobre o fato dela não ter gritado quando o cão a teria atacado ou mesmo o porquê de não ter relatado a história aos avós tão logo retornou à rede.

No processo de ensino educacional não sabemos o que é mais preocupante, os nossos alunos? os professores? ou sistema educacional juntos aos nossos representantes...

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
Os principais problemas da educação no Brasil: Muitas faculdades e universidades não preparam o professor para a realidade da sala de aula, Baixa remuneração paga aos professores de Ensino Básico, principalmente da educação pública. Falta de um sistema que beneficie os profissionais mais eficientes, Carência em sistemas eficientes de aperfeiçoamento, capacitação e educação continuada para professores; Currículo pouco interessante para os alunos ou desconectados da realidade; Baixa participação dos pais na vida escolar dos filhos e nos assuntos da escola; Burocracia em excesso na administração escolar; Investimentos públicos insuficientes para atender com qualidades as necessidades educacionais; Elevados índices de repetência, principalmente em regiões mais carentes; Baixa permanência dos alunos nas escolas (média de 4 horas diárias); Existência de professores lecionando sem formação específica para a área (principalmente em regiões mais carentes do Brasil); Uso em excesso de métodos de ensino ultrapassados (questionários, cópias de lição na lousa, muitas aulas teóricas sem participação dos alunos, etc.); Falta de conexão entre os níveis de ensino (infantil, fundamental e médio); Carência de condições materiais em escolas de regiões pobres.
Diante desta realidade fica o questionamento, No processo de ensino educacional não sabemos o que é mais preocupante, os nossos alunos? os professores? ou sistema educacional juntos aos nossos representantes... tais questionamentos são de alta relevância, enquanto as respostas não chegam ficamos aquém diante da situação...
Até quando vamos esperar melhoras...

Autor: Prof. Ms. Ennio Alves 

Reordenamento vai melhorar educação estadual, diz governador Ricardo Coutinho

O governador Ricardo Coutinho (PSB) falou nesta segunda-feira (9), em seu programa semanal de rádio, sobre o reordenamento da rede estadual de ensino da Paraíba. Ele explicou que apenas escolas que não possuem condições estruturais serão desativadas. Ricardo disse que a ação tem o objetivo de melhorar a educação estadual e garantiu que os alunos das escolas desativadas não serão prejudicados pois vão ser transferidos para outras unidades.
“Temos que ter a coragem de fazer os ajustes para beneficiar fundamentalmente os estudantes”, disse Ricardo Coutinho. “O que está sendo feito é para melhorar a rede estadual de ensino. Os estudantes precisam compreender que as medidas adotadas visam melhorar as unidades escolares”, completou o governador.
O governador disse que o reordenamento está previsto em lei. Ele também afirmou que foi verificado a existência de várias escolas sem estrutura no estado. “O que não se pode é ter duas escolas funcionando no mesmo prédio. O que não pode é uma escola sem um banheiro”, disse Ricardo defendendo o reordenamento.
O governador disse também que o reordenamento fará com que o estado invista mais no ensino médio. “ “Nenhuma criança ou adolescente vai ficar sem escola na Paraíba. O reordenamento não significa redução de vagas nas escolas, pois todas as salas de aula encerradas serão relocadas para unidades com melhor estrutura de funcionamento”, garantiu o governador.
Conforme números iniciais da Secretaria de Educação do estado o reordenamento da rede de ensino deve atingir mais de 100 instituições de toda a Paraíba.

Eng. Catonho Braga chama a atenção mais uma vez para uma possível catástrofe no açude de Boqueirão

A região de Cajazeiras e Sousa está apreensiva após as declarações do engenheiro Dr. Catonho Braga Rolim na tarde desta terça feira (10) em entrevista ao programa Boca Quente, quando chamou a atenção mais uma vez para uma possível catástrofre no açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão).
Baseado em estudos próprios Dr. Catonhoo que é engenheiro de minas, já havia levantado o assunto que gerou grande polêmica no ano de 2006 inclusive resultando em um ajuste de conduta entre Ministério Público e o DNOCS, que se comprometeu a iniciar estudos no sentido de se tirar um relatório com dados mais complexos da situação mas que até agora não houve nenhum resultado. O Ministério da Integração chegou até a destinar recursos para os estudos, mas o dinheiro foi retornado por problemas buriocráticos.
Falhas na parede do açude detectadas em anos anteriores
Segundo o engenheiro, a parede da barragem de Boqueirão foi construída em cima de uma falha tectônica que tem provocado diversas fraturas já detectadas inclusive pelo DNOCS como rachaduras, buracos e lesões que demonstram os problemas gerados pela pressão da água na parede do manancial.
O fato do DNOCS liberar constantemente as comportas evitando que a capacidade da barragem chegue próximo do máximo, comprovam que o órgão tem conhecimento dos perigos que corre o açude e principalmente de algumas cidades, distritos e comunidades da região como Sousa, e São Gonçalo por exemplo, que poderiam desaparecer caso uma catástrofe aconteça, disse o engenheiro.
“Como é que um estado que é carente de água pode se dar ao luxo de desperdiçar cerca de 100 milhões de metros cúbicos, como se vem fazendo nos últimos vinte anos? Indagou o engenheiro, insinuando que a atitude tomada pelo DNOCS nos últimos tempos já são baseadas nessa teoria de que o açude não suportaria uma capacidade próxima do máximo, vindo a arrombar.
Dr. Catonho Braga conclamou a população que cobre providências por parte dos governos e torcer para que o pior não aconteça antes.

Conheça mais sobre o açude:
Barragem Engenheiro Ávidos
DESCRIÇÃO GERAL
A barragem Engenheiro Ávidos, do Açude Piranhas, está localizada no município de Cajazeiras, estado da Paraíba.  Barra o rio Piranhas, sistema de mesmo nome, sendo a mais importante bacia hidrográfica da região e cobrindo uma área de 1.124 km2.  Tem como finalidades a irrigação de 5.000 ha de terras a jusante da barragem, o controle das cheias do rio Piranhas e a piscicultura.
Os seus estudos foram iniciados em 1920 e concluídos em 1921, pela firma Dwight P. Robinson & Co.,  sendo   posteriormente modificados por técnicos da IFOCS.  A  sua construção  foi  iniciada  em  1932 pelo engenheiro Moacir Ávidos e concluída em 1936 pelo engenheiro Silvio Aderne, ambos da Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas – IFOCS.      Em  1963,  foi  proposta   uma reformulação do projeto, a qual foi estudada e detalhada em 1972, por uma equipe mista DNOCS/Bureau of Reclamation, do U.S. Departament of the Interior.
Os trabalhos iniciais de construção ficaram a cargo da firma Dwight P. Robinson & Co., e,  por  ordem do  então Inspetor das Secas, Engº. Arrojado Lisboa, foram entregues em 1922 à IFOCS. Este segundo projeto também foi  abandonado  pelos  seguintes motivos: inexistência  de rocha de boa qualidade  próxima  à obra,  alto preço  do   cimento  no local   e dificuldade de  ligação da  barragem de concreto ciclópico  com  os maciços laterais de terra.
O terceiro    projeto,  finalmente  executado,  foi  concebido  pelos  engenheiros   Luiz Vieira e Vinícius Berredo,        com  a colaboração dos engenheiros Moacir Ávidos, Regis Bittencourt e Lohengrin Chaves, todos do DNOCS, tendo em vista: necessidade de ser submersível, não exigir fundações em rocha sã em toda a sua extensão e não necessitar de emprego de grande quantidade de cimento.
Após sua construção, a barragem sofreu alguns recalques e movimentos que provocaram a abertura de algumas juntas.  Estes distúrbios se acentuaram depois da cheia ocorrida em 1963, a qual provocou uma sangria com uma lâmina máxima d’água de 0,30 m. Depois desta  sangria foram iniciados estudos e observações para verificar o comportamento da barragem.
Em 1963  esteve  em visita  ao  local  da   barragem  o técnico  0. L. Rice,   pertencente ao U.S. Bureau  of   Reclamation, recomendando o projeto de um novo vertedouro para o açude. Baseados neste  relatório foram  iniciados  os  estudos  de  campo (topografia e geologia). Com o   resultado dos estudos de campo revelaram-se grandes dificuldades técnicas para implantação  de  novo  vertedouro,   principalmente na  parte  relativa  à geologia local. A fim de solucionar este problema foi firmado um convênio, DNOCS-USAID – Bureau of Reclamation,  para  execução    do projeto de recuperação da barragem e do novo vertedouro. O projeto resultante desse convênio foi elaborado por uma equipe mista DNOCS – Bureau of Reclamation.
ARRANJO GERAL
O projeto inicial da barragem consta de uma seção zoneada de terra e enrocamento, com uma cortina de concreto servindo de elemento de vedação, estendendo-se ao longo do eixo longitudinal da barragem, e o vertedouro situado sobre a própria barragem.   É  uma  das   quatro barragens construídas no mundo com essa concepção e a única, dentre todas, que sobreviveu durante quase 30 trinta anos de uso. Em virtude de recalques e outros movimentos verificados durante aquele período, sofreu aberturas em algumas juntas. Consultado o Bureau of Reclamation, seus técnicos sugeriram uma modificação fundamental no projeto inicial, descaracterizando-o da solução primitiva.
O plano apresentado para a recuperação da barragem visava a economia de tempo de construção e, também, evitar modificações na estrutura da tomada d’água existente. Esse plano constava de colocação de um enrocamento no talude de jusante da barragem, visando a segurança de sua estabilidade, remoção das placas de revestimento do vertedouro existente e preenchimento com aterro compactado até a cota do coroamento da barragem. Projetou-se, então, um novo vertedouro na ombreira direita da barragem, aproveitando as condições topográficas favoráveis. Foi prevista, também, a complementação do canal de saída da tomada d’água descarregando na bacia de dissipação do vertedouro.
Com a finalidade de evitar a destruição do revestimento de concreto devido ao abatimento do enrocamento e a ruptura do mesmo na parte de montante, em virtude também do abatimento do maciço de terra, os projetistas tomaram várias precauções, entre as quais a construção do corpo do enrocamento com pedras arrumadas e o detalhe especial do coroamento que permitia maior possibilidade de acomodação do radier”.
Para prevenir ainda possíveis deslocamentos do “radier” de concreto, foi o mesmo fixado no corpo do enrocamento por meio de vigas e tirantes de ancoragem.
O vertedouro no projeto inicialmente executado estava colocado na parte central da barragem, sendo revestido com placas de concreto armado como estrutura de livre escoamento.    Foi  projetado  um novo  vertedouro,  na ombreira  direita  da   barragem, aproveitando as condições topográficas  favoráveis  e  dimensionado para um pico de cheia máxima de 1.610 m3/s Consta de uma seção verte.doura controlada por duas comportas radiais de 9,00 m x 10,00 m e de um canal de fuga revestido em concreto armado, terminando numa bacia de dissipação acoplada a um “flipbucket”. Foi prevista também a complementação do canal de saída da tomada d’água descarregando na bacia de dissipação do sangradouro. A tomada d’água consta de dois tubos, alojados em células de concreto armado, e a montante as tubulações terminam em duas torres cilíndricas. É controlada por duas comportas circulares externas e dois registros localizados no interior das duas torres.
Fig. 2a – Projeto original
Fig. 2b – Crista do vertedouro
Fig. 3 Arranjo geral
Fig. 4 – Seção típicas – barragem
GEOLOGIA
A barragem foi Minuciosamente descrita pelo geólogo Luiz Bianchi, no parágrafo inicial de um relatório preparado para o DNOCS em 1965, da seguinte maneira:
 ”0 Boqueirão de Piranhas está localizado numa escarpa que se estende na direção geral NW-SE, mantida por  uma margem de quartzito micáceo e que forma parte de uma estrutura, provavelmente um anticlinal desgastado pela erosão.  Depois de seguir pelo lado de trás da escarpa, o rio Piranhas,  em seu curso  para o norte,  procura  passar através dele num local de menor resistência, formando o Boqueirão. Embora as clássicas  indicações  de falhas, tais  como   fissuras e superfícies polidas e estriadas não sejam encontradas, e que poderiam ter sido encobertas ou destruídas pela queda  de  algum  barranco,  ou  durante  a  construção   da barragem, pode ser observada uma pequena rejeição (deslocamento da camada superior de quartzito) entre os dois taludes do boqueirão, e que nos faz suspeitar que seja a resultante de uma falha.”
Um outro parágrafo no relatório de Bianchi descreve a ombreira direita como um terraço rochoso cortado pelo rio, depois do qual o rio muda  de  rumo  para  a  esquerda,  formando  o atual canal. É possível que ao invés de cortar um terraço, o rio tenha escavado a escarpa, permitindo o afundamento de um  grande bloco.  Esta  opinião  é  posteriormente  fortalecida pela natureza acidentada da superfície da ombreira superior e que parecem ser partes concordantes na face superior da escarpa.
A ombreira é composta de uma formação de gnaisse altamente desgastado. O desgaste reduziu grande parte da formação nos afloramentos e a consistência de um solo compacto sensível à erosão causada pelo escoamento normal de superfície. Algumas camadas de gnaisse razoavelmente duro e resistente são encontradas perto do eixo de descarga.  A ombreira parece ser impermeável na formação desgastada pela erosão, o que foi verificado em ensaios de perda d’água realizados  em 1971.  Perdas  de  água   ocorreram  em alguns  dos furos  que   penetraram  além  da zona alterada, até uma rocha dura, presumivelmente menos alterada.
A ombreira esquerda é formada de pé-de-aterro, partindo do alto do  penhasco quase vertical acima do topo da barragem. Perfurações feitas nesta ombreira penetraram em matacões de   vários tamanhos e a água de teste foi perdida.  Embora   não  se confirme vazamento  algum   através desta ombreira no momento, é provável que venha a ocorrer, caso o reservatório trabalhe em níveis consistentemente mais altos.
BARRAGEM
       A barragem é uma estrutura de terra e enrocamento com cerca de 45 m de altura na seção máxima e aproximadamente 360 m de comprimento. Uma cortina central de concreto estende-se desde a base  até o topo.  Os  desenhos  indicaram  que a base para assentamento da cortina foi erigida sobre rocha firme e dura. Todavia, não havia informação definitiva sobre a referida base. Desenhos indicativos  do  andamento  das obras mostravam  a fundação  em  várias seções ao longo da barragem. Tais desenhos indicavam que a base da cortina estava realmente assente sobre o que se descrevia nos desenhos originais como “gnaisse inalterado”, mais ou menos da estaca 0 + 8,00 na ombreira esquerda, até mais ou menos 18 + 10,00 na ombreira direita (cerca de 10 m além da extremidade do aterro). Não há registros de perfuração, disponíveis, que mostrem a profundidade até a rocha firme, mas os desenhos antigos mostram um perfil que pode ser o fundo da base da cortina assente sobre a rocha firme. Segundo fotografias observadas após a construção da barragem, fortaleceu-se a crença de que a cortina central fora assentada sobre rocha dura e firme.
Um estudo dos desenhos da construção mostrou que a escavação da base foi de aproximadamente 14 m de profundidade sob o pé do aterro de montante, na ombreira esquerda.
Desta forma, supõe-se que a base do aterro está adequadamente assente entre as estacas 0 + 8,00 e 18 + 10,00 para o plano proposto de recuperação. A infiltração sob a cortina, isto é, através da fundação e do contato desta, não é tida como problema.
Como se pode observar na seção sobre Geologia, a ombreira direita pode ser um bloco inteiriço. O material é tido como suficientemente impermeável para a ombreira da barragem. A cortina central, por sorte, se encaixa numa camada estreita de gnaisse resistente e razoavelmente duro. A camada estreita de rocha é a mesma sobre a qual se propõe instalar a crista do vertedouro.
Fig. 5a – Vertedouro – planilha
Fig. 5b – Vertedouro – seção
A ombreira esquerda é formada por um talude quase vertical desde o alto, como um penhasco. Uma perfuração de teste, situada à esquerda da estaca 0, foi realizada até uma profundidade de 17,8 m, para se investigar a natureza da ombreira além da extremidade da cortina central. Amostras foram retiradas desde 6,69 até 9 m e desde 12 até 12,8 m. Toda a água da perfuração foi perdida entre 9 e 10 m e entre 12 e 12,7 m. A perfuração foi encerrada a 17,8 m de profundidade, pois a broca estava deslizando, o que aparentemente indicava a existência de outro bloco. Embora não houvesse infiltração aparente através da ombreira naquela oportunidade, crê-se, sem dúvida, que alguma infiltração possa se verificar, através do enrocamento, em presença da máxima altura de água no reservatório. Foram realizados dois testes hidráulicos, separados de 5 horas cada, durante a perfuração, onde foi observada a capacidade total da bomba, determinada como sendo de 2.660 litros por hora. A erosão do material da ombreira não foi considerada. Se a qualidade da infiltração se tornar excessiva, quando o reservatório estiver em total uso, poderá ser corrigida injetando-se material adequado.
       Já que ambos os taludes do aterro são revestidos, torna-se difícil determinar a condição provável de infiltração do mesmo. Alguma infiltração de pouca monta ocorreu a jusante e pareceu vir da parte direita da barragem, podendo, contudo, ter vindo pelo contorno da barragem ou mesmo através das obras de descarga. Os planos originais não mostravam dreno algum através da parede inferior de jusante, mas é possível que alguns tenham sido instalados.
       Um furo de teste foi aberto através do coroamento do vertedouro e escavado até atingir 2,5 m de profundidade, Uma amostra indeformada foi obtida para exame de laboratório. As paredes do furo mostraram boa aparência, exceto por uma  pequena   lente  de   cascalho  e pequenas rochas, não demonstrando existência alguma de estratificação. Não foram observadas rachaduras,
       A densidade seca “in situ” a uma profundidade de 2 m foi determinada como sendo cerca de 96 por cento do proctor normal com 2 por cento de umidade ótima. A densidade a 3 m foi achada como sendo de apenas 87 por cento do proctor normal com 0,2 por cento de umidade ótima.
       Um furo foi feito iniciando no topo do vertedouro existente até uma profundidade de cerca de 18 m com uma broca rotativa. Não houve retorno de água abaixo dos 6 m. O furo absorveu toda a capacidade da bomba durante 50 minutos, num dia, e durante 1 hora e meia na manhã seguinte.
       O furo foi feito perto da estaca 8 + 10,00 m, próximo do centro do topo. Situava-se a 2 m a montante da cortina central na área do abatimento máximo, no topo do vertedouro. Baseado na aparência do material do furo julgou-se que o aterro tenha se acomodado e afastado da parede central, sendo, portanto, responsável pela grande perda de água.
       Durante a construção não há registros do controle da relação densidade-umidade na zona impermeável. Fotografias vistas em Souza mostraram um rolo pé-de-carneiro em operação. Embora o reservatório tenha sido operado a níveis relativamente baixos em toda a sua existência, é provável que a base tenha se umedecido a ponto de permitir que a consolidação de qualquer material compressível da base tenha sido essencialmente completada. O mesmo pode ter ocorrido com a parte inferior do aterro.
       Todavia, as investigações no aterro indicam que a operação do reservatório, a plena carga, poderá causar algum abatimento adicional. Desde que o umedecimento do aterro não será provavelmente uniforme, algum recalque diferencial complementar poderá ocorrer na parte superior do aterro quando o reservatório estiver a plena carga.
       Os solos encontrados nesta área são micáceo, provavelmente limoníticos, classificados pelo laboratório como ML, siltoso, inorgânico, com plasticidade média. Amostras foram coletadas da área original de empréstimo. O material varia de SM-SC para ML-CL. As amostras da área de empréstimo tinham um limite de liquidez médio de 39 por cento e um índice de plasticidade igual a 12. Continham uma média de 17 por cento de argila, 32 por cento de silte, 45 por cento de areia e 6 por cento de cascalho. A densidade máxima foi de 113,7 libras por pé cúbico, a uma umidade ótima de 16 por cento. A amostra da área de empréstimo é geralmente representativa de todo o solo residual nas adjacências da barragem e por toda a bacia hidrográfica.
       O material do aterro a montante pareceu ser essencialmente idêntico às amostras da área de empréstimo que foram testadas. As investigações indicaram que a compactação do material impermeável foi muito variável. Enquanto o poço raso não mostrou evidência alguma de rachadura ou outras falhas, a perda de água na perfuração indicou que o material se consolidou longe da parede central, onde o abatimento foi mais acentuado. Caso a barragem fosse um pouco mais alta, provavelmente seria necessário, por questões de estabilidade, construir um aterro adicional a montante, com taludes um pouco mais suaves.
       Todavia, sob as condições de operação propostas para o reservatório, o máximo rebaixamento de nível será de apenas 17 m, e acredita-se que o aterro possa ser satisfatoriamente recuperado.
       A junta do topo do vertedouro parece ter-se aberto ligeiramente desde a inspeção de O.L. Rice feita à barragem, em 1963. No talude de montante predominam numerosas, mas geralmente pequenas, fendas e alguma vegetação crescendo nas mesmas. Nota-se uma saliência a alguma distância talude abaixo, mais ou menos no centro da barragem. Não foram obtidas informações sobre as condições prováveis do vento e, portanto, não há indicação da ação de onda potencial. Porém, tendo uma conservação normal, o revestimento provavelmente resistirá à ação das ondas.
       Na ocasião, foi examinada a Barragem de São Gonçalo, concluída em 1936, e cujo revestimento foi feito de maneira similar. Esta barragem encontra-se em excelentes condições e parece ter exigido pouca manutenção.
RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM
       Em 1972, o USBR apresentou um estudo contendo uma síntese referente à geologia do local da obra. Nesse estudo foram levantadas hipóteses sobre a segurança da barragem existente e a solução proposta para a sua recuperação, bem como descrições relativas ao material do aterro.
        O tratamento preferível seria renovação de todo revestimento e a criação de uma nova zona impermeável à frente da barragem existente, protegida com enrocamento. Tal plano implicaria na paralisação das operações do reservatório, por um tempo considerável, e na modificação do canal de tomada d’água.
Deveria ser considerado, então, para a recuperação do aterro, o seguinte plano:
  • uma zona de rocha deve ser acrescentada ao talude de jusante. O topo da zona deveria ter 2 m de largura na cota 321 (medida a partir da linha do topo de jusante) e deve ser construído com um talude mínimo de 2H:1 V;
  • as seções revestidas com pedra, no talude de jusante, devem ser removidas para permitir que o novo enrocamento possa ser colocado. Uma pedra de granulometria menor deve ser colocada perto do aterro, com a pedra de maior granulometria para o talude externo. A maior parte do concreto existente no vertedouro pode permanecer onde está;
- um sistema de drenagem deve ser construído em cada ombreira;
- o tipo e tamanho dos drenos através dos blocos inferiores a jusante da barragem não são conhecidos, nem se pode determinar que o sistema de drenagem, caso exista algum, foi construído. Os blocos inferiores devem ser removidos para permitir uma drenagem total da parte a jusante do aterro;
- a situação do aterro não é adequada para se fazer um bloqueamento do atual vertedouro com um muro de concreto. Em vista disto, o tratamento mínimo consistiria na remoção das placas da crista do vertedouro e do revestimento a montante até a cota 313, removendo e reconstruindo cerca de 8 m de largura da zona impermeável, recolocando as placas. O aterro nas extremidades do vertedouro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESTADOS UNIDOS. Bureau of Reclamation. Examination and Proposed rehabiktation – Engenheiro Avidos Dam. S.l.s 1972

Vídeo; Internauta grava imagens do local do acidente na BR-230 região de Sousa/PB

Deu no Blog de Hugo Igaracy: Estradas vicinais de Igaracy estão completamente abandonadas pela atual gestão, veja:

As mesmas pessoas que acham que a“saúde de Igaracy é um orgulho”, devem também se orgulhar das condições que se encontram as estradas vicinais do nosso município. É imoral, ilegal e desumano, a forma em que parte da população que reside na zona rural do município de Igaracy se encontra. No ultimo domingo (8), tiramos algumas fotos da estrada que liga a cidade ao sítio estivas e fica claro que nem mesmo a maquiagem feita no ano passado com um trator, ajudou a melhorar as condições de algumas estradas. Digo algumas porque é totalmente diferente as condições de acesso ao sítio Caiçara, onde passei há alguns dias atrás. Lá foram feitas durante a gestão atual, até passagens molhada e não é raro um trator dar uma passadinha por aquela estrada. Por que será?, porque que nos demais sítios não recebem os mesmos tratamentos?

Já falamos aqui do sítio cachoeira, olho d’água e agora estivas e sítio velho (não citado acima, mais nas mesmas condições), pra não falar no sítio Malhada do Canto, todos ainda encontram-se em péssimas condições. Até quando?

O pior é que o dinheiro para recuperação destas estradas entra na prefeitura pela cota “CIDE” e não se sabe porque as estradas aqui de Igaracy sempre estão nessas condições.

Veja abaixo as fotos da estrada da estivas:



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aula Inaugural do Curso de Informática - Igaracy - PB


Prezados alunos:
Há Aula inaugural da Escola de Informática da cidade de Igaracy - PB estará dando início ao seu ano letivo no dia 13-02-2011 – Segunda-feira.
Pede-se que os alunos se apresentem, pontualmente, na Escola neste dia, nos seguintes horários:
Manhã: 9:00 as 11:00 h.
Tarde: 14:00 as 15:00 h.
Noite: 18:00  as 20:00h.
Desde de já agradecemos a todos que fazem parte deste projeto. Maiores informações (83) 9654-1960 Prof. Ms. Ennio Alves 

domingo, 8 de janeiro de 2012

As duas irmãs Ellen Araújo e Leilane Araújo se destacam na produção de texto

Quem Sou

Sou como a brisa do mar, leve e suave;
Sou como a aurora plena do amanhecer, que aquece e ilumina;
Sou como um luar no vaguear da saudade, no terno sonho da liberdade;
Sou o que sou, e não escondo de ninguém. 
Gosto de sorrir e de me alegrar nos momentos necessários. Mesmo assim, às vezes me aflinjo em momentos dificies,
mas depois me recupero, pois sempre há temo pra recomeçar.
Eu sou assim e assim pretendo ser, ou até posso mudar o meu jeito de ser, aí já não sei.
Mas se eu mudar, só se for pra melhor! a única coisa que preciso mudar e aperfeiçoar é minha vontade de realizar meus sonhos,
pois eles serão o futuro da minha vida; 
Por enquanto não quero viver o futuro, apenas planejá-lo, não sei o que me esperae não sei quantos obstáculos terei que ultrapassar.

Autora: Leilane Araújo






Enfim te Encontrei

A vida, algo supremo onde nela encontramos muitos amores, mas somente um é verdadeiro.
Muitos demoram a encontrar seu amor, outros nunca encontram.
Com você foi algo tão especial, à primeira vez que te vi meu coração bateu forte, estava quase saindo pela minha boca,
Pode ser que eu não tenha notado que te amava, mas já sentia algo forte em meu coração;
E com o passar dos dias convivendo com você, foi florescendo algo muito especial dentro de mim e dentro de ti
E a cada dia fomos nos envolvendo, convivendo e compartilhando desse sentimento tão profundo, forte e inigualável chamado "AMOR"
Você faz parte da minha vida.

Autora: Elen Araújo